Cases

InvestReal

Ao empreendedor Stefan Schimenes, o mercado imobiliário sempre pareceu um mundo cheio de boas oportunidades, ainda que cercado de incômodas limitações.

Para o brasileiro – um dos responsáveis pela implementação da plataforma de aluguel por temporada Airbnb ao Brasil – o mercado imobiliário era pouco sofisticado em tecnologia e ainda condicionava as escolhas dos investidores ao feeling e ao emocional, procedimento arriscado demais para decisões potencialmente milionárias. Pensando em dispersar esses dois entraves, Schimenes assumiu em meados de 2016 a missão de revolucionar a maneira como vendedores, intermediários e compradores fazem negócios, com o lançamento da Investorise. Trata-se de uma ferramenta de inteligência artificial que, com base em dados relativos ao mercado imobiliário americano, seleciona os imóveis mais rentáveis para investimento.

A Investorise serviu de ponto de partida para Schimenes montar um fundo de investimento imobiliário, veículo criado com o objetivo de ajudar investidores a comprar, alugar e vender imóveis com o respaldo de criteriosa análise de risco e de garantia de rentabilidade. O negócio decolou, mas podia avançar ainda mais, como vislumbrou o empreendedor em conversas com autoridades em assuntos sobre real estate. Foi quando Schimenes decidiu usar o poder da Investorise para entrar num promissor programa de incentivo a moradia desenhado pelo Congresso americano, que envolvia as chamadas “opportunity zones”.

Com essas zonas de oportunidade, criadas a partir de 2017, e por meio de vultosos incentivos fiscais, o governo americano pretende incentivar investimentos de longo prazo em comunidades urbanas e rurais de baixa renda, que totalizam aproximadamente 8,8 mil áreas. Diante de tantas opções, naturalmente ganha relevância uma ferramenta como a da Investorise, que ajuda os investidores a selecionar as melhores. “É uma corrida pelo ouro”, compara o executivo.

Embora o histórico já garantisse a liderança à Investorise nessa disputa, Schimenes considerou necessário ir além, tornando sua solução de big data ainda mais robusta e atualizada. Ele abasteceu a ferramenta com dados públicos, negociou informações privadas com fontes do mercado imobiliário americano e ampliou o potencial de processamento de dados. “Temos robozinhos que buscam incessantemente na internet informações relevantes”, acrescenta.

Incrementada, a plataforma ganhou eficiência e passou a usar seus algoritmos para traçar um perfil detalhado de regiões dos Estados Unidos: nível de renda, características demográficas e classificação social da população, por exemplo. É possível até determinar o custo médio do metro quadrado, estimar o potencial de valorização com base em tendências dos últimos 50 anos e delinear os prováveis riscos para os investidores.

Com o aprimoramento e o desenvolvimento da estratégia, o fundo se transformou em um marketplace que conecta investidores e incorporadores em busca de capital para levar adiante seus empreendimentos. “Nosso desafio é entender se a incorporadora tem credibilidade e se faz sentido apostar em um determinado local”, detalha Schimenes. A ferramenta da Investorise também tem a vantagem de fazer uma conexão direta entre essas duas pontas, o que evita que os tradicionais serviços de corretagem encareçam as transações.

Para 2019, as atenções da Investorise estão voltadas para as zonas de oportunidade nos Estados Unidos, e a empresa já se prepara para fechar o quarto negócio deste ano. “Nossa meta para 2019 é transacionar o equivalente a US$ 100 milhões, entre 10 e 20 projetos”, afirma Schimenes.

A parceria com a Chromo Invest começou logo no início do projeto, quando a Investorise ainda amadurecia a estratégia de criação de um fundo baseado em inteligência artificial. “A tese fez muito sentido e eles acreditaram na tecnologia que estávamos desenvolvendo”, destaca Schimenes. Segundo o empreendedor, a Investorise precisava de um fundo diferenciado, capaz de apostar em um negócio disruptivo e inovador. “A Chromo foi esse parceiro, apoiando a empresa quando ainda estava na fase de aquisição de imóveis para testes”, ressalta. Mesmo com a mudança de estratégia e o novo foco nas opportunity zones, a cooperação continuou — e ainda mais fortalecida. “A Chromo sempre nos diz: concentrem-se na oportunidade e vamos fazer o negócio crescer”, completa Schimenes.

Menu