Cases

Metalshub

Desencadear uma revolução digital nas transações comerciais de metais é o compromisso da Metalshub, o primeiro marketplace de commodities metálicas e ferroligas do mundo.

Baseada em Düsseldorf, na Alemanha, mas com foco global, a plataforma online é um mercado digital, que conecta produtores e consumidores de todo o globo, no qual ferroligas e metais podem ser fisicamente comprados e vendidos de maneira eficiente e num ambiente absolutamente confiável. Dentre os materiais transacionados estão ferrocromo, ferromolibdênio e ferrossilício, utilizados na indústria de ferro e aço.

A grande inovação do Metalshub foi a criação de uma plataforma de negócios com poder de crescimento exponencial, monitoramento prático e, sobretudo, com uma interface fácil para os usuários e simplicidade de operação. Ao acessar o marketplace, o comprador consulta online a lista de fornecedores cadastrados e certificados pela Metalshub. O processo funciona para as duas pontas: o vendedor também pode entrar e consultar a lista de empresas interessadas em comprar metais. A própria plataforma já calcula os custos de transporte e oferece a contratação de seguro para a operação, muito útil para os casos de compradores e vendedores que ainda não se conhecem.

“No processo tradicional, a empresa interessada em comprar metais precisa entrar em contato com seu fornecedor por e-mail ou telefone para solicitar orçamento. O fornecedor faz as cotações e as envia para o comprador decidir fechar ou não a transação”, explica Sebastian Kreft, cofundador e diretor da Metalshub. “Nós transformamos todo esse processo. Estamos construindo a plataforma do futuro”.

A ruptura com os padrões já estabelecidos no mercado tem dado muito certo. Em pouco mais de um ano de operação, cerca de 800 transações foram fechadas por meio da Metalshub, correspondendo a um volume de US$ 90 milhões em transações. Cerca de 350 compradores, vendedores e traders de commodities foram cadastrados nesse mesmo período. A taxa de sucesso das negociações também foi notável: em 98%, o pagamento foi feito sem atrasos, enquanto a taxa de entrega em dia alcançou 97%, com a qualidade prometida.

A Metalshub opera com fornecedores das commodities metálicas de pelo menos 50 países, com as entregas podendo ser feitas na Europa. Grandes e principais participantes do setor em todo o mundo já se registraram no sistema, como a Glencore, Anglo American, Outokumpu, Traxys Europe, Hempel Intermetaux e Gerdau. A plataforma já foi lançada em cinco idiomas: espanhol, inglês, alemão, francês e chinês.

O marketplace trabalha com 11 diferentes categorias de metais – cromo, manganês, molibdênio, níquel, nióbio, silício, titânio, enxofre, vanádio, fósforo e tungstênio –, cada um com várias subcategorias. O portfólio deve expandir à medida que mais empresas ingressarem na plataforma.

O modelo de negócio inédito, uma equipe especializada no mercado de metais e tecnologia, e a exposição em diferentes mercados no segmento de commodities foram a combinação perfeita para a Chromo Invest investir na plataforma da Metalshub ainda em 2017, na rodada “Seed”. Sebastian Kreft destaca que, nessa parceria, a Chromo Invest “irá contribuir na construção das conexões necessárias para a ampliação das operações do marketplace em várias regiões do mundo, sobretudo na América Latina”.

Para Chromo e Kreft, uma das prioridades dessa parceria é tornar a plataforma mais atrativa e criar uma interface ainda mais fácil para os usuários, além de integrar novos serviços, como logística, garantias e financiamento. Eles confiam que as perspectivas são desafiadoras, mas extremamente favoráveis. “A primeira mudança cultural desse mercado foi a substituição do telefone pelo e-mail, e agora estamos diante de uma nova transformação”, observa Kreft. “Alguns acham que ainda vai levar um tempo, mas vemos muitas pessoas, como os profissionais da Chromo, abraçando novas tendências. Por isso, acreditamos que a consolidação dos marketplaces no mercado de comercialização de metais também será rápida”, conclui.

Menu