Cases

Loadsmart

Profissionais experientes no desenvolvimento de estratégias corporativas, os empresários Felipe Capella e Ricardo Salgado observaram, em 2014, que o mercado americano de transporte de cargas por caminhões completamente carregados havia perdido o bonde da inovação tecnológica que marcou outros segmentos nos anos anteriores.

Empresas coordenavam as remessas por meios tradicionais, como e-mails e fax, e ainda monitoravam os condutores dos veículos por telefone para saber se estavam no caminho certo. Entre a contratação da transportadora, o registro do serviço no painel de carregamento, a negociação das taxas de serviços e a coleta das mercadorias, o processo, obsoleto, podia levar pelo menos três horas.

Essa lacuna tecnológica foi a oportunidade perfeita vislumbrada pela dupla Capella e Salgado para se unirem no projeto Loadsmart, idealizado com uma missão ousada: arquitetar um novo modelo para o transporte de cargas nos Estados Unidos, com maior velocidade na prestação do serviço e reduzidos custos operacionais. Engenheiro formado pelo Georgia Tech, Salgado reunia vasta experiência como Diretor do Goldman Sachs. Mestre em Direito pela Universidade da Pensilvânia, Capella acumulava oito anos em assessoria estratégica corporativa e fusões e aquisições no Brasil e em Nova York.

Ao identificar a falta de integração de novas tecnologias na logística do transporte de cargas, Salgado e Capella logo formaram uma forte equipe de engenheiros e cientistas de dados para criar a primeira plataforma automatizada de reservas on-demand dos Estados Unidos. Com poucos cliques, o sistema lançado em 2016 permitia a qualquer empresa escolher uma cidade para a coleta da carga, selecionar o destino e receber em tempo real a cotação para a movimentação e reserva instantânea de um caminhão. “Nosso algoritmo de precificação permitiu às empresas resolver, em poucos minutos, o que levavam horas para fazer”, diz Capella.

O pioneirismo em preço instantâneo já garantiu importante presença da Loadsmart no mercado – no início de 2019, mais de 45% das frotas com mais de 4 mil caminhões dos Estados Unidos já estavam na plataforma. Além disso, a solução já move mais de 80% das cargas urgentes de grandes companhias que operam no território americano.

Além do preço instantâneo, a Loadsmart fundamenta o seu negócio em outros dois pilares: a capacidade de identificar o caminhão melhor posicionado para fazer a movimentação de cargas e o poder de acompanhar o transporte em tempo real. E o elo mais poderoso do tripé é o uso de informações e a sincronização de dados para tornar a plataforma cada vez mais eficiente. Nos últimos anos, a Loadsmart abasteceu a plataforma com análises de relatórios públicos, milhares de dados sobre quantidade de caminhões em rota por cidade americana, horários de movimentação dos veículos, preços cobrados pelos motoristas, limite de carga movimentada, entre outras informações cruciais para o negócio.

A Loadsmart ainda desenvolveu um aplicativo integrado ao sistema de frota das transportadoras para rastrear em tempo real a localização dos caminhões. Mesmo que o motorista não tenha o app, outros dispositivos como GPS, sistema de triangulação e angulação de softwares conseguem fazer o monitoramento. “O sistema montado pela Loadsmart permite que as transportadoras saibam exatamente onde estão seus caminhões e o que carregam. Também sabemos precisamente quais caminhões têm seguro de carga, quais estão em dia com o registro, os respectivos índices de acidente, tudo de forma eletrônica e instantânea”, diz Capella. “Se, no extremo, tudo falhar, temos um time disponível 24 horas, que pode ligar para o motorista e verificar se a carga chegará em segurança”.

A entrada da Chromo Invest no negócio aconteceu na rodada de captação realizada em NY, em 2018. Na ocasião, a Chromo Invest foi o primeiro investidor a apostar na operação, liderando o round A da empresa. Capella ressalta que não só a decisão de investimento foi rápida, como a execução, os contratos e as transferências aconteceram em tempo recorde. “Foi espantosa a velociade da Chromo Invest na decisão do investimento e na agilidade para fazer as coisas acontecerem. Desde as primeiras conversas, foi o fundo mais rápido que já vimos”, diz.

O empresário também destaca que a Chromo foi o fundo mais efetivo na aproximação com outros investidores e a fazer contatos com empresas quando a Loadsmart decidiu concentrar os esforços em companhias que operam grandes movimentações de cargas. A agilidade, vale lembrar, é um dos grandes diferenciais em logística. A Loadsmart acumula hoje uma série de clientes Fortune 500 e prepara-se para uma nova rodada de captação, novamente liderada pela Chromo Invest.

Menu